Indivíduos com uma autoestima exagerada, caracteriza o que chamamos de personalidade narcisista. Que se caracteriza pelo amor a si mesmo exagerado, isto é, são guiados por suas pulsões, seus desejos, portanto, para satisfazer essas pulsões realizam tudo, sem se importar com o outro ou com o mundo. Importam-se só consigo mesmo e com seus desejos.
Conforme Freud do narcisismo deriva a autoestima, que aumenta quando se é amado. E depende de três aspectos: 1) Do narcisismo infantil; 2) As realizações do ego; 3) Da satisfação da libido objetal, isto é, relações amorosas satisfatórias.
Entretanto, como parte inicial do investimento libidinal da criança há o narcisismo primário que se caracteriza pela descoberta do corpo pela criança, que origina a fase oral e anal, da formação da personalidade do indivíduo que vai terminar com a castração, derivado do narcisismo secundário ou narcisismo do ego.
Que se caracteriza pela busca do objeto perdido pelo ego. Para Freud o narcisismo é necessário para o desenvolvimento do indivíduo. Mas como dito acima, se este se exacerba temos um indivíduo preocupado apenas consigo mesmo, e com suas pulsões.
Ficou com dúvida, deixe ela nos comentários que respondo.